Marketing

Serviços de assinatura: Como creators podem lucrar além do YouTube

Veja como o crescimento dos serviços de assinatura criou uma nova oportunidade para os criadores de conteúdo monetizarem seu conhecimento.

Serviços de assinatura: Como creators podem lucrar além do YouTube

Existe uma oportunidade nos serviços de assinatura que muitos creators e infoprodutores podem aproveitar, mas que ainda não fazem.

Com o crescimento do mercado de streaming no Brasil, o consumo por assinatura se mostra muito mais aceitável pelo público.

Sendo assim, por que não monetizar o seu conhecimento desta forma, sem depender apenas das receitas do YouTube? Veja como neste artigo.

Crescimento dos serviços de assinatura e de streaming

Nos últimos anos, o mercado de serviços de assinatura e streaming explodiu em popularidade.

Desde grandes plataformas, como Netflix e Spotify, até criadores independentes que lançam seus próprios cursos e conteúdos exclusivos, o modelo de assinatura está se consolidando como uma das maneiras mais lucrativas de distribuir conteúdo.

De acordo com pesquisa da Opinion Box, 79% dos brasileiros entrevistados assinam entre 1 e 4 produtos/serviços.

Ao mesmo tempo,é previsto que a Creator Economy movimentará no mundo US$ 480 bi até 2027.

Basta juntar essas duas informações para perceber que existe uma oportunidade de ouro para os criadores de conteúdo, e a sua tarefa é suprir essa necessidade.

Vantagens de criar um serviço de assinatura

Se você já produz conteúdo em vídeo, provavelmente já está no YouTube, e conhece muito bem como funciona sua monetização baseada em anúncios. Diariamente, o youtuber recebe uma receita baseada na quantidade de visualizações e do valor do CPM (custo por mil impressões) de cada vídeo no canal.

No entanto, os serviços de assinatura estão rapidamente se tornando uma alternativa mais atraente para quem busca uma fonte de renda mais estável e escalável.

Aqui estão algumas das principais vantagens:

1. Controle sobre a experiência do aluno

Diferente do YouTube, onde o conteúdo está sujeito ao algoritmo e à concorrência por atenção, um serviço de assinatura coloca você no comando.

Isso significa que você decide o layout do curso, os recursos interativos que seu público pode acessar, sem interrupções por anúncios ou vídeos recomendados que desviam a atenção.

2. Receita recorrente previsível

Uma das maiores vantagens do modelo de assinatura é a previsibilidade da receita.

Em vez de depender da visualização de vídeos, os assinantes pagam um valor mensal (ou anual) para acessar seu conteúdo.

Com uma base de assinantes consolidada, você pode focar em melhorar continuamente o conteúdo e oferecer ainda mais valor ao seu público, sem se preocupar com a instabilidade financeira que muitas vezes afeta criadores de conteúdo dependentes de anúncios.

3. Maior engajamento e fidelização

Em um serviço de assinatura, seus alunos estão ali porque querem consumir seu conteúdo específico. Isso cria uma relação de longo prazo, onde você pode nutrir sua audiência com atualizações, novos conteúdos e interações personalizadas.

Com o tempo, esses assinantes tendem a se tornar promotores do seu trabalho, ajudando a expandir ainda mais sua base de clientes.

Três formas de monetizar seu conteúdo através de assinatura

Existem diversas formas de monetizar seu conteúdo por meio de assinaturas, cada uma oferecendo vantagens específicas para diferentes tipos de criadores.

Aqui estão três opções populares para infoprodutores:

1. Clube de membros do YouTube

Clube de membros do canal Di Fora
Clube de membros do canal Di Fora

Esta é uma opção oferecida pelo YouTube para os criadores que cumprem os requisitos mínimos de qualificação.

Com essa ferramenta, os seguidores podem pagar uma assinatura mensal para acessar benefícios exclusivos, como:

  • Vídeos extras;
  • Emojis personalizados
  • Interações diretas com o youtuber.

Essa modalidade é ideal para criadores que já têm um canal consolidado no YouTube e desejam explorar um novo fluxo de receita sem sair da plataforma.

No entanto, vale lembrar que o YouTube fica com 30% de toda receita gerada.

2. Patreon

Logotipo do Patreon

O Patreon é uma das plataformas de assinatura mais conhecidas para criadores de conteúdo. Ele permite que os "patrons" (apoiadores) paguem uma quantia mensal em troca de recompensas e conteúdos exclusivos.

A vantagem do Patreon é a flexibilidade: você pode definir diferentes níveis de assinatura (igual o YouTube), cada um oferecendo benefícios variados, como acesso antecipado a vídeos ou arquivos e projetos para utilizar em softwares.

Patreon é uma ótima escolha para criadores de todas as áreas, desde artistas e músicos até infoprodutores que vendem conhecimento em forma de cursos ou tutoriais.

Mas, como toda plataforma intermediária, também retém uma parte da receita (cerca de 8% a 12%).

3. Cursos

Página de vendas do curso “Reels Criativos”, da Hanah Franklin
Página de vendas do curso “Reels Criativos”, da Hanah Franklin

Oferecer cursos online em um modelo de assinatura é uma maneira poderosa de monetizar seu conteúdo de forma recorrente.

Diferente das plataformas de assinatura geral, onde os benefícios podem ser diversificados, os cursos focam na educação e no desenvolvimento contínuo dos alunos.

Para criar um curso online, você vai precisar de duas plataformas principais:

  1. Uma plataforma de hospedagem de vídeos, como a Panda Video, que garante que seus conteúdos estejam protegidos contra pirataria e ofereça uma experiência sem distrações para seus alunos.
  2. Uma área de membros, onde seus alunos poderão acessar o conteúdo e gerenciar suas assinaturas. Algumas opções populares incluem Memberkit, Cademí, e Hotmart, que integram perfeitamente com a Panda Video.

Não deixe essa oportunidade passar

À medida que o mercado de streaming e serviços de assinatura continua a crescer, os criadores de conteúdo têm uma oportunidade de transformar suas especialidades em fontes de receita recorrente.

Hospedar seus cursos em plataformas especializadas não só garante segurança e controle, mas também proporciona uma experiência de aprendizado de alto nível para seus alunos.

Comece hoje a explorar a Panda Video para conhecer tudo que a plataforma pode contribuir para o seu negócio digital.

Comece o seu teste de 30 dias grátis na Panda Video
Streaming de Vídeo
plataforma de curso