Para infoprodutores e empresas do setor educacional, acompanhar as mudanças do mercado digital é essencial para não perder seu espaço.
Em 2024, vimos um crescimento na oferta e demanda de infoprodutos, e a inteligência artificial se consolidou como um pilar para otimizar processos.
Também aconteceu os lançamentos collabs como o do Érico Rocha com o Ladeirinha, o aumento de ofertas vitalícias e a construção de comunidades.
Muito disso continuará acontecendo em 2025, porém dessa vez em um ambiente mais competitivo e estratégico.
Para que você não deixe a onda passar, veja as principais tendências do mercado digital e de infoproduto em 2025.
1. LinkedIn como canal de aquisição de leads B2C
Por muito tempo, o LinkedIn foi visto apenas como uma rede profissional voltada para conexões B2B. Porém, em 2025, a plataforma deve ganhar força como um canal de aquisição de leads B2C.
O que está impulsionando essa mudança? O LinkedIn tem se tornado cada vez mais um espaço de conteúdo educativo, onde profissionais buscam não apenas oportunidades de trabalho, mas também informação de qualidade e soluções práticas para suas necessidades.
Somente no Brasil, são mais de 75 milhões de usuários na rede social, sendo cada vez mais utilizado pela Geração Z e Millennials.
Por que o LinkedIn é ideal para infoprodutores?
A plataforma oferece inúmeros formatos que te permite explorar o conteúdo de forma criativa, como por exemplo:
- Vídeos;
- Imagens e carrosséis em PDF;
- Newsletter;
- Enquetes;
- Lives;
- Apenas texto.
No LinkedIn, até mesmo posts apenas com texto têm o poder de viralizar de forma orgânica.
Além disso, a rede social possui uma audiência extremamente qualificada, formada por estudantes e profissionais. Geralmente, esse é um público que se interessa por cursos.
Por fim, publicar conteúdo consistente e de qualidade posiciona o infoprodutor como referência no nicho, atraindo leads sem precisar investir em mídia paga.
Como aproveitar essa tendência?
- Produza conteúdo de valor: Crie posts que resolvam problemas, compartilhem experiências e tragam insights práticos.
- Explore diferentes formatos: Combine textos, vídeos e carrosséis para manter a audiência engajada. Use o LinkedIn Live para sessões ao vivo de tira-dúvidas ou aulas gratuitas.
- Crie uma rotina de postagens: A frequência e a consistência são essenciais para aumentar o alcance e construir uma base fiel de seguidores.
- Interaja ativamente: Responda comentários, participe de discussões e conecte-se com potenciais clientes e parceiros do nicho.
Leia também: Como Fazer um Webinar de Sucesso em 9 Passos
2. Educação peer-to-peer
O modelo peer-to-peer (P2P), ou aprendizado entre pares, trata-se de uma abordagem onde o aprendizado acontece entre alunos, sem precisar da participação do professor.
Este modelo de educação é uma tendência por que as pessoas valorizam conexões reais, e o P2P promove a troca de experiências, tornando o aprendizado mais prático e aplicável.
Além disso, o modelo peer-to-peer aumenta o senso de comunidade, gerando maior engajamento e retenção nos cursos.
Como aproveitar essa tendência?
- Crie espaços colaborativos: Adicione fóruns, chats ou grupos de discussão dentro dos seus cursos online.
- Incentive a troca de experiências: Atividades onde os alunos resolvem problemas em conjunto ou compartilham resultados práticos.
- Ofereça dinâmicas P2P: Como revisões de tarefas feitas entre os próprios alunos, que aprendem tanto ao ensinar quanto ao receber feedback.
3. Comunidades
Cada vez mais, os alunos buscam ambientes onde possam aprender com outras pessoas, e não apenas com aulas gravadas.
Plataformas como Circle e Skool estão sendo cada vez mais utilizadas por criadores que desejam formar comunidades com sua audiência.
Por que comunidades funcionam?
Estima-se que apenas 13% de quem compra um curso vai assistir ele por completo.
Essa alta taxa de abandono representa uma ameaça ao negócio digital do infoprodutor, pois ele perde a chance de fazer esse aluno comprar outros infoprodutos, e aumenta a chance dele pedir reembolso ou cancelar sua assinatura.
Ao criar uma comunidade, você incentiva os participantes a interagirem entre si, o que aumenta o comprometimento e retenção nos cursos.
E quanto mais valor essa comunidade gerar, maior será o tempo que o aluno ficará lá.
Como aproveitar essa tendência?
- Escolha a plataforma certa: Teste áreas de membros ou ferramentas como Circle para construir sua comunidade.
- Ofereça conteúdos exclusivos: Materiais, transmissões ao vivo e desafios dentro da comunidade.
- Promova engajamento: Incentive a participação dos membros com fóruns de discussão, gamificação e recompensas.
4. Venda para outros países
Em 2025, a expansão para mercados internacionais se consolidará como uma oportunidade estratégica para os infoprodutores que desejam alcançar novos públicos e aumentar suas receitas.
De acordo com a Hotmart, o número de criadores com vendas internacionais registrou um aumento de 150% de 2022 para cá.
Por que vender para outros países?
O mercado de infoprodutos fora do Brasil é vasto, especialmente em nichos de tecnologia, marketing e desenvolvimento pessoal.
Um curso de copywriting, por exemplo, pode ajudar tanto um brasileiro, quanto um gerente de marketing de Amsterdam.
Ao mirar para novos países, você diversifica sua audiência, e aumenta a receita ao receber em dólar e euro.
Como se preparar para vender infoprodutos internacionalmente?
Traduzir conteúdos ou dublar vídeos costumava ser caro, demorado e inviável para muitos criadores, sendo um trabalho reservado para estúdios profissionais. Por conta disso, a dublagem não chegava nem a ser uma opção para os infoprodutores.
Porém, graças à inteligência artificial, você pode traduzir e localizar o seu produto para outros idiomas e culturas com muita agilidade.
A Panda Video, uma plataforma de hospedagem de vídeos, oferece um recurso de dublagem automática por IA que permite dublar aulas em até 33 idiomas de forma simples e rápida, sem perder a naturalidade da voz original.
Apenas esse recurso é suficiente para adaptar um curso para mais de 175 países.
5. Inteligência artificial integrada nas aulas
A inteligência artificial deixará de ser utilizada apenas para otimizar processos, e fará parte da experiência do aluno.
Em vez de apenas consumir o conteúdo de forma passiva, os estudantes poderão contar com recursos que:
- Facilitam o aprendizado;
- Aprofundam a compreensão;
- Aumentam o engajamento.
Como a IA está sendo aplicada dentro das aulas?
Hosting de vídeos como a Panda Video utilizam inteligência artificial para gerar materiais complementares a partir da transcrição do vídeo, como por exemplo:
- Ebooks;
- Quizzes;
- Mapas mentais.
Esses materiais ficam de fácil acesso para o usuário, que pode visualizá-los diretamente do player da aula.
Uma das inovações mais esperadas é a introdução de assistentes de IA dentro de hospedagens de vídeos.
A Panda Video, por exemplo, lançará um recurso no qual o aluno poderá conversar com um assistente de IA em texto, que responderá baseado no conteúdo do vídeo.
Isso significa que o aluno poderá tirar dúvidas sem acionar o suporte, e poderá criar resumos de aula personalizados.
6. Infosaas
Infosaas é uma combinação de infoproduto e SaaS (Software as a Service).
Em vez de vender apenas um curso, o infoprodutor começa a integrar softwares ou ferramentas digitais que complementam a entrega do conhecimento e aumentam o valor percebido pelo cliente.
Recentemente, a escola O Novo Mercado lançou sua própria inteligência artificial generativa alimentada com os dados de todos os seus cursos, capaz de auxiliar tanto na geração de vídeos e imagens, como no desenvolvimento de estratégias completas de negócios.
Por que o Infosaas é uma tendência?
A inclusão de uma ferramenta dentro de um curso possibilita modelos de assinatura recorrente, garantindo uma receita previsível e estável.
Além disso, os consumidores buscam soluções práticas e imediatas. A junção de conteúdo educativo com uma ferramenta facilita a aplicação do aprendizado.
Por fim, ter um Infosaas te diferencia no mercado.
Como criar um Infosaas?
- Identifique uma necessidade prática: Que ferramenta pode resolver problemas reais do seu público-alvo?
- Parceria com desenvolvedores: Caso você não tenha uma solução própria, considere parcerias com startups ou desenvolvedores.
- Combine produto + suporte: Ofereça treinamentos ou conteúdos que ajudem o cliente a utilizar a ferramenta da melhor forma possível.
- Explore o modelo de assinatura: Ferramentas SaaS permitem um modelo de receita recorrente, alinhado ao acesso contínuo do cliente.
7. Certificações mais curtas
O ritmo acelerado do mercado digital trouxe uma nova demanda: certificações mais curtas e direcionadas.
Em vez de cursos longos e densos, os consumidores estão buscando soluções educacionais rápidas, práticas e que entreguem resultados concretos em menos tempo.
Essa tendência é impulsionada por profissionais que desejam adquirir novas habilidades rapidamente para se manterem competitivos no mercado, além de atender à necessidade de pessoas que têm pouco tempo disponível para estudar.
Por que as certificações mais curtas estão em alta?
A busca por habilidades específicas se intensificou, especialmente em áreas que recebem novidades diariamente, como tecnologia e marketing.
Além disso, o custo-benefício desses cursos tende a ser mais atraente, já que geralmente possuem preços menores e são vistos como investimento de baixo risco.
Como aproveitar essa tendência?
- Quebre conteúdos maiores em módulos menores: Transforme um curso extenso em trilhas de aprendizado mais curtas e objetivas.
- Incentive a compra de cursos complementares: Comece a incluir order bump na página de checkout para incentivar o aluno a comprar mais um curso ou ebook seu.
- Combine com outras tendências: Plataformas que integram IA podem ajudar a gerar resumos ou materiais complementares que tornam o aprendizado mais ágil e focado.
Preparado para 2025?
As tendências do mercado digital para 2025 apontam um cenário repleto de oportunidades para infoprodutores, edtechs e profissionais de marketing.
O uso de inteligência artificial, a expansão para mercados internacionais, a educação baseada em comunidades e a busca por certificações mais curtas mostram como o mercado está se transformando para ser mais ágil, colaborativo e escalável.
Pronto para levar o seu negócio para o próximo nível?
Explore as soluções da Panda Video e prepare-se para crescer.